Notícias do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais #221
Notícias do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais #221
QUADRO DE AVISOS DO SEBPMG

Grupo de Estudos Alexandria vai discutir Patrimônio Cultural
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP), promove o Grupo de Estudos Alexandria, uma iniciativa virtual criada durante a pandemia e que discute assuntos pertinentes às áreas do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas públicas e comunitárias.
Nesta edição do evento, que será realizada na quinta-feira, 24 de junho, das 9h às 10h30, os participantes irão debater o texto “Patrimônio cultural: um conceito em construção", que está disponível para leitura neste link (http://ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/viewArticle/687), e a conversa será mediada por Clarice Libânio.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 12h de 23/06, quarta-feira. É necessário preencher um formulário online para concluir a inscrição (Acesse aqui - https://forms.gle/kvyU9CSsnwatq9Jh6). O link para participação será enviado ao endereço de e-mail informado até 18h do dia 23/06. Caso o/a participante não receba o link, deve solicitá-lo para sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br.
O Grupo de Estudos Alexandria é realizado bimestralmente pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP). A proposta do Grupo é oferecer um momento de compartilhamento de ideias entre os participantes, gestores e comunidade. Além disso, os encontros cumprem a função de atualizar os conhecimentos sobre os temas em questão e, principalmente, de formação continuada.
Sobre a mediadora
Clarice Libânio é antropóloga, mestre em Sociologia, doutora e pós-doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. É autora do Guia Cultural de vilas e favelas de Belo Horizonte, fundadora e coordenadora-executiva da ONG Favela é Isso Aí de 2004 a 2019. Foi diretora de Promoção no Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha/MG (maio de 2019 a fevereiro de 2021). Coordenadora técnica da Habitus Consultoria e Pesquisa, que desde 1994 presta serviços nas áreas de cultura e patrimônio, meio ambiente, assistência social e política urbana para órgãos públicos e privados.

Agenda 2030: Clube de Leitura da ONU divulga obras brasileiras selecionadas
No total, 175 obras publicadas no Brasil foram selecionadas, sendo que as que se enquadram no Objetivo 5 - Igualdade de gênero, foram a maioria, com 27 títulos selecionados. Em segundo lugar aparece o ODS de número 15 - Vida terrestre, com 23 e empatados em terceiro, os objetivos 10 - Redução das desigualdades e 16- Paz, justiça e instituições eficazes, com 18 títulos selecionados cada. A lista serve como uma referência para educadores, pais e responsáveis por crianças em toda a comunidade dos países da lusofonia. Para conferir a lista completa das obras brasileiras selecionadas, clique aqui; para conhecer a lista portuguesa, aqui e aqui para saber mais sobre o Clube. Leia AQUI.

Dicas de banco de imagens gratuitas:
1. FREEPIK.COM - Imagens, vetores e ilustrações.
2. PIXABAY.COM - Fotos, vetores, ilustrações e vídeos. Pesquise preferencialmente em inglês.
3. PICJUMBO.COM - Milhares de imagens e com a opção de enviar por e-mail.
4. PEXELS.COM - Fotos e vídeos que podem até ser modificados.
5. RESHOT.COM - Imagens com visual menos “artificiais”.
6. RAWPIXEL.COM - Acervo grande e diversificado de imagens, vetores e ilustrações.
Fonte: @marketeiroconfesso

Efemérides - Sabe aquela autora e aquele autor que são super especiais? Então! A equipe do SEBP-MG preparou cartões de comemoração contando um pouco sobre a trajetória desses autores para que vocês possam compartilhar com seus leitores e em suas redes sociais. Esta semana, será homenageada Anne Frank. Acesse os cards AQUI. Todos os materiais podem ser compartilhados livremente pelas bibliotecas. Boa leitura!

Canal no Telegram
Para manter as equipes das bibliotecas públicas e comunitárias bem informadas com notícias e novidades da área, a equipe do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas criou um canal de divulgação no Telegram. Nele não haverá interação como no grupo do WhatsApp, mas apenas a transmissão de conteúdos. Para assinar, acesse, AQUI.

Grupo Bibliotecas Públicas e Comunitárias no WhatsApp
Criamos o grupo Bibliotecas Públicas e Comunitárias no WhatsApp para auxiliar as equipes de bibliotecas nas questões cotidianas e fomentar a troca de experiências. Se houver interesse em participar, envie uma mensagem para (31) 99674-9779 [Cleide], com nome e município, solicitando acesso ao grupo e mandaremos as regras e o link para a participação.
COVID-19

Minas Consciente ajusta regras para onda vermelha e Dia dos Namorados - O Comitê Extraordinário Covid-19 definiu nesta quinta-feira (10/6) ajustes para regras da onda vermelha com Cenário Assistencial e Epidemiológico Desfavorável, categoria criada na semana passada e que estabelece restrições mais rígidas dentro dessa mesma fase do Minas Consciente. A partir desta sexta-feira (11/6), haverá permissão para academias, clubes e salões de beleza funcionarem nesta etapa do plano, além de autorização especial para bares e restaurantes no fim de semana do Dia dos Namorados, mantendo as medidas sanitárias indispensáveis de prevenção ao vírus. Leia AQUI.

O impacto da Covid-19 no cotidiano bibliotecário - O médico Me. José Martins participou da live da Associação Bibliotecária do Paraná que aconteceu no dia 10/06 no canal do YouTube. Acesse AQUI.

Reabertura da biblioteca: 'É um dos últimos grandes santuários' (*Texto original em inglês)- O bibliotecário do Condado de Carlow, John Shortall: “Não é natural para nós sermos fechados, somos um serviço centrado nas pessoas. Leia AQUI.
*Texto original em inglês. Para usar o Tradutor do Google acesse nosso tutorial AQUI.
ACONTECE NAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS DE MINAS
Confiram as atividades promovidas pelas bibliotecas mineiras:

Biblioteca Pública Ataliba Lago é reaberta em Divinópolis
A Biblioteca Pública Ataliba Lago será reaberta ao público a partir desta quarta-feira (2), em Divinópolis. Nesta terça (1º) a reestruturação do local foi inaugurada em comemoração do aniversário da cidade. Agora, a Biblioteca funciona na Avenida Coronel Júlio Gontijo, nº 420, no Bairro Esplanada. O local poderá ser visitado pelo público das 7h30 às 19h.
As atividades na Ataliba Lago foram suspensas no início de março para a mudança da sede. “Ouvimos muitas críticas em relação à mudança da biblioteca de local e hoje é possível ver toda a preocupação e cuidado com os livros, com o acervo e vemos agora o apoio da população que agora já aprovou o local. Temos um projeto para que a próxima mudança da biblioteca seja para uma sede própria e vamos lutar para que isso seja possível", afirmou o prefeito Gleidson Azevedo (PSC). Leia a reportagem AQUI.

Borrachalioteca e a Sala Son Salvador recebem livros acessíveis
A Borrachalioteca e a Sala Son Salvador têm em seu acervo livros em formato acessível. Desde o ano passado, as duas bibliotecas estão recebendo periodicamente a doação de livros em formato acessível destinados às pessoas com deficiência. São audiolivros, livros em braille e em ePub3 (como os da foto) que estão disponíveis nas bibliotecas para empréstimo. Essa doação tem sido possível através de uma parceria da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias com a Fundação Dorina Nowill, que oferece produtos e serviços que promovem a acessibilidade e a inclusão para as pessoas com deficiência visual. Fique por dentro das novidades seguindo as bibliotecas pelo Instagram @borrachalioteca.

Biblioteca Pública Municipal Francisco Badaró Júnior, de Nanuque, apoia o lançamento do “Edição, livros e leitura no cinema: um olhar editorial sobre a tela grande"
No dia 18 de junho, sexta-feira, de 18h às 18h50, haverá o lançamento do livro "Edição, livros e leitura no cinema: um olhar editorial sobre a tela grande", publicado pela Contafios, como parte da programação do evento "Pensar Edição, Fazer Livro". @editoracontafios
Leticia Santana, organizadora da obra, vai conversar com a mediadora Maria do Rosário e com a Márcia Romano, uma das organizadoras do livro "Além da Gramática", publicação da Gulliver Editora que também será lançado no evento. O lançamento acontecerá no canal do @pensaredicao. A programação completa da 5ª edição do evento e as informações para inscrição estão disponíveis em www.pensaredicao.com.br.

Café com leitura | História do Professor Adhemar Cecílio de Medeiros
A Biblioteca Pública Municipal Professor Jairo Palacini, de Monte Santo de Minas, realizou, no dia 9 de junho às 19h30, a live História do Professor Adhemar Cecílio de Medeiros com a Professora e Diretora da E. E. Dr. Wencelau Braz Rosana Ramalho e o Músico Ivan Paschoal. Assistam AQUI.
Compartilhem suas boas práticas conosco. Enviem breve relato para sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br.
SEM DEIXAR NINGUÉM PARA TRÁS – Assista ao vídeo da campanha AQUI.

Literatura na Mário: Novíssimas, com Júlio Ludemir, Eliana Alvez Cruz e Clara Anastácia, mediação de Juliane Souza - O encontro "Novíssimas", que foi ao ar no dia 9 de junho, é um projeto realizado pela Flup – Festa Literária das Periferias, que teve o propósito de encontrar novas autoras negras. O resultado é a antologia que acaba de sair pela Bazar do Tempo, “Carolinas - a nova geração de escritoras negras brasileiras”. O nome Carolinas faz uma homenagem a Carolina Maria de Jesus, autora do hoje clássico “Quarto de despejo”. Os três integrantes do projeto participaram desse encontro, que faz parte do ciclo Literatura na Mário: Júlio Ludemir, organizador do volume e um dos criadores da Festa Literária das Periferias (Flup); a escritora Eliana Alves Cruz, uma das orientadoras da turma de formação; e Clara Anastácia, uma das selecionadas, estudante do curso de Estética e Teoria do Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) que atua como compositora e roteirista. Na mediação da conversa, está a produtora cultural, jornalista e apresentadora Juliane Sousa, à frente do projeto “Mulheres negras na biblioteca”. Assista AQUI.

Leodegária de Jesus: mulher negra intelectual e poeta em Goiás no pós-abolição - A presença das poetas negras é parte da história da literatura brasileira. Em 1906, com 17 anos, Leodegária Brazília de Jesus (1889-1978) publicou o primeiro livro de poesia de autoria feminina em Goiás, intitulado Corôa de Lyrios, pela editora Azul, de Campinas, São Paulo. É uma obra poética com características da literatura romântica que marcou suas leituras aos 15 anos, quando escreveu o livro. Esse feito é parte de uma vida marcada pela história familiar de investimento em educação por gerações sucessivas, desde o efervescente século XIX. É quando se pode identificar mobilidade territorial e social entre a gente negra em Goiás, em especial nas décadas seguintes à Abolição. Leia AQUI.

Guia: Construção de consultas participativas para fortalecer ações da sociedade civil - Este guia apresenta a metodologia PerguntAção como uma ferramenta para representantes de organizações e lideranças comunitárias multiplicarem pesquisas participativas em seus contextos, para apoiar e qualificar tomada de decisão sobre suas ações. Acesse AQUI para fazer o download.

Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema - “Um Mergulho por Mares Ainda Não Navegados” é o mais novo projeto da historiadora, fotógrafa e pesquisadora porto-alegrense Irene Santos, contemplado no edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e a Fundação Marcopolo, com recursos da Lei Aldir Blanc. Em fase de busca de material e depoimentos, trata-se de uma homenagem às mulheres negras gaúchas que fincaram raízes no cinema nacional. A proposta é realizar a pesquisa de conteúdo e desenvolvimento de um longa-metragem documental, com uma primeira versão do argumento e conceito do filme, reunindo duas fontes reconhecidas: Luiza Maranhão (1940) e Camila de Moraes (1987). Mais informações sobre o andamento da pesquisa e do projeto podem ser encontradas nas redes sociais: Instagram: @ummergulhopor e Facebook: ummergulhopormaresaindanaonavegados. Leia mais sobre o projeto AQUI.

Com estímulo a quem lê e escreve, periferias criam próprio circuito literário - Um campeonato de poesia em que participantes recitam versos e recebem nota da plateia presente pela apresentação. É assim que funcionam os slams, competições entre poetas que têm crescido nos últimos anos nas periferias de São Paulo mesmo com pouco incentivo do poder público. “A produção pro slam é muito difícil. A gente não recebe nada para ser um slam”, explica Alê Barreto, uma das organizadoras do Slam Capão. Desde 2017, o evento acontece mensalmente na periferia da zona Sul de São Paulo de forma totalmente independente. “Agora nesse último tempo, a gente conseguiu ganhar R$ 300 da Prefeitura de São Paulo para fazer, mas é uma coisa que a gente não consegue sempre”, conta Alê. Apesar das dificuldades, há o retorno positivo de atrair um público que se interessa pela poesia – contrariando a ideia de que “pobre não lê”, como indicou a Receita Federal na proposta de reforma tributária enviada pelo Ministério da Economia ao Congresso, no ano passado. Leia AQUI.

Leia Mulheres Negras - O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais convida: vamos ler mulheres negras e conhecer a verdadeira história do povo negro. Nos textos escritos por essas autoras, homens e mulheres são humanizados, apresentados com nomes e sobrenomes. São os protagonistas e não mais o negrinho, a negrinha, o escravo ou a escrava das histórias. Então, vamos conhecer e incluir obras de autoras negras nos acervos das bibliotecas? Nesta semana destacamos a escritora Fatou Diome. Acessem os cards da campanha AQUI. Esse material é para uso livre das bibliotecas. Compartilhem em suas redes sociais com as hashtags #LeiaMulheresNegras / #BibliotecasPúblicasMG ou #BibliotecasComunitáriasMG (de acordo com o tipo da sua biblioteca).
EDITAIS

Concurso de Poemas “O Céu do Sertão”
O Espaço do Conhecimento UFMG lança o Concurso de Poemas "O Céu do Sertão", para selecionar poemas para fazerem parte da exposição temporária Sertão Mundo. A Exposição busca apresentar, em formatos diversos, as muitas reverberações originadas pelo universo criado por João Guimarães Rosa, revelando ao visitante o universo rosiano, através de várias interpretações ou dimensões, pedindo sua atenção, estimulando sua percepção e levando-o a conhecer a diversidade de representações inspiradas na obra de Guimarães Rosa.
Poderão participar do concurso maiores de 18 anos de qualquer nacionalidade, residentes no Brasil, e brasileiros residentes no exterior.
Data: até 23 de junho
Para saber mais e inscrever-se, acesse AQUI.

Chamada para publicação - Histórias de comunidades e bibliotecas
Quanto os profissionais da informação estão preocupados com as pessoas ao desenvolverem produtos, serviços e atividades em bibliotecas? Pode parecer redundante, mas você já se perguntou o quanto sua comunidade tem um senso de pertencimento à biblioteca? O que falta para a sociedade compreender e defender as bibliotecas como espaços essenciais para uma formação cidadã ao longo da vida?
A Biblioteconomia, por sua natureza e dentro de uma infraestrutura acadêmica, subentende-se como uma ciência social aplicada. No Brasil, por influência norte-americana, que foi uma das vertentes que delineou os primeiros cursos na área, certos aspectos técnicos receberam mais destaque que aqueles voltados para o viés social.
Para colaborar com essa discussão, a editora Malê propõe um livro que expanda o olhar em torno desses equipamentos tão importantes para a sociedade, sem trazer novos nomes para ‘bibliotecas’ ou ‘Biblioteconomia’, mas fortalecê-los.
Sobre o envio:
Prazo: 30/07/2021
Lançamento: 29/10/2021, em evento online.
Extensão: de 7 a 15 páginas, espaçamento simples, fonte 12, Times New Roman ou Arial. Ao final, apresentar os dados biográficos da autoria. Evite utilizar a estrutura de um artigo científico, a proposta dos capítulos é que eles sejam em formato de ensaios.
Enviar via e-mail, com capítulo em formato .doc (Word), para jorge.exlibris@gmail.com
Não haverá custos para os autores pela produção do livro, que será publicado somente em formato impresso. Após o lançamento, para cada artigo publicado, os autores receberão 5 exemplares da obra.
Para saber mais, acesse AQUI.
EVENTOS

ArticulaBiblio
O Conselho Regional de Biblioteconomia da 7ª região fará uma live com a Deputada Federal - RS, Fernanda Melchionna, sobre o tema taxação de livros e políticas públicas para livros, leitura e bibliotecas. O evento promovido pela Comissão de Articulação Política em parceria com a Comissão de Divulgação e Valorização Profissional, inaugura o Projeto ArticulaBiblio, que por meio de entrevistas com políticos visa promover o debate sobre ações que estejam em desenvolvimento nos poderes legislativo e executivo relacionadas às atividades profissionais de bibliotecários(as).
Live transmitida pelo canal do YouTube CRB-7 RJ.
Dia 11 de junho, sexta-feira às 19h.

Lançamento do livro "Os Impactos da Arte: Experiências Compartilhadas de Ações Culturais, Coletivas e Comunitárias"
A ONG Favela é Isso Aí lança caderno de experiências do curso Avaliação de Impactos de Projetos Socioculturais. O livro intitulado "Os Impactos da Arte: Experiências Compartilhadas de Ações Culturais, Coletivas e Comunitárias", organizado pela antropóloga e assessora técnica dos projetos da ONG, Clarice Libânio, traz 20 iniciativas e ações de projetos culturais e socioculturais realizados em vários territórios distintos de Minas Gerais, indicando seus impactos nas comunidades onde acontecem. A programação terá a exibição do documentário sobre as ações registradas no livro e bate-papo com os professores
Data: 14/06
Horário: 19h
Local: canal do YouTube da ONG Favela é Isso Aí

As representações de classe: Conselho, Sindicato e Associação de Bibliotecários e sua importância para as bibliotecas
O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo - SEBP/ES, com o apoio do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região - ES e MG, Delegacia Regional do CRB 6ª Região, Associação de Bibliotecários do Estado do Espírito Santo - ABES, Sindicato de Bibliotecários do Estado de Alagoas - SINBIBLIO e Sindicato de Bibliotecários do Estado de São Paulo - SINBIESP, organiza um encontro on-line para a rede capixaba de bibliotecas. Os profissionais poderão tirar suas dúvidas e conhecer as funções e importância das instituições representativas para a sociedade.
Evento público, aberto a todas as pessoas.
Convidados e convidadas:
Álamo Chaves - Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região – MG e ES
Júlive Argentina Santos Serra - Delegada na Delegacia Regional do Espírito Santo – CRB 6ª Região – MG e ES
Mira Dantas - Presidente do Sindicato de Bibliotecários do Estado do Alagoas (AL)
Vera Stefanov - Presidente do Sindicato de Bibliotecários do Estado de São Paulo (SP)
Ricardo Teixeira Girelli - Presidente da Associação de Bibliotecários do Estado do Espírito Santo (ES)
Data: 15 de junho
Horário: 14h às 16h30
Reunião on-line pela plataforma Google Meet
Inscreva-se pelo e-mail bibliotecas.es@secult.es.gov.br para receber o link da reunião.

Webinar Pandemia e digitalização da cultura: instituições e públicos na Internet
O evento marca o lançamento da terceira edição da TIC Cultura, com dados inéditos sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos equipamentos culturais brasileiros, no dia 17 de junho. Confira abaixo a agenda completa, que será transmitida a partir das 10h no canal do NIC.br no YouTube.
10h - Abertura e boas vindas
• Alexandre Barbosa (Cetic.br|NIC.br)
• Demi Getschko (NIC.br)
10h10 - Apresentação dos dados – TIC Cultura 2020
• Luciana Lima (Cetic.br|NIC.br)
10h20 - Palestra de Abertura - O impacto da Internet no campo da cultura: importância da medição
• Marielza Oliveira (UNESCO)
10h35 - Painel de Debates - Barreiras e oportunidades para oferta e fruição cultural na Internet
• Bel Santos Mayer (IBEAC/LiteraSampa)
• Isaura Botelho (Consultora e Pesquisadora - Políticas culturais)
• Jader Rosa (Itáu Cultural)
• Moderação: Andrea Nogueira (CPF Sesc)
11h20 - Exibição de vídeo sobre o livro "Nascidos para ler, no melhor lugar para se viver"
• Bel Santos Mayer (IBEAC/LiteraSampa)
11h25 - Encerramento
• Alexandre Barbosa (Cetic.br|NIC.br)
CURSOS

Feminismos: história, teoria e conceitos fundamentais, com Mila Burns
O curso não tem pré-requisitos, todo mundo pode participar. As aulas são 100% interativas - você pode perguntar, comentar, ler junto, cantar, mostrar seus talentos. Todas as aulas são gravadas e disponibilizadas no site para os alunos. Você pode acompanhar as aulas quando puder, no seu ritmo, e deixar perguntas ou comentários pelo chat. Envio de certificado para quem se interessar no fim do curso
Terças-feiras; 15, 22, 29/06 e 06/07, das 17h às 18h30.
Inscrições AQUI.
Investimento: R$250,00
Mila Burns é jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, antropóloga e historiadora. Atualmente apresenta o Globo Notícia Américas, transmitido de Nova York, aos domingos, pela TV Globo Internacional. Escreveu os livros “Nasci para sonhar e cantar: Dona Ivone Lara – A mulher no samba” (2009) e “Dona Ivone Lara: Sorriso Negro” (2019). Também trabalhou na TV Globo no Brasil, na Globo.com e na The Economist. Atualmente contribui, de Nova York, com publicações brasileiras. Além disso, Mila Burns cursa o Ph.D. em História no Graduate Center / CUNY e leciona no Hunter College. Também integra a equipe do Centro de Estudos Latino Americanos da instituição (CLACLS), onde é Diretora Administrativa.

Literatura – Reinaldo Moraes | O autor por ele mesmo
Como criar narrativas transformadoras? Quando o narrador é onisciente, é capaz de navegar pelos pensamentos dos personagens e transformar o fluxo de consciência em um elemento essencial para a história – ou em uma série de páginas pesadas que o leitor não vê a hora de virar. Neste curso, o escritor, roteirista, cronista e tradutor brasileiro Reinaldo Moraes vai mostrar como transformou tais reflexões em narrativa. Além de discutir com base em seu próprio estilo e obras, como "Pornopopéia" (2009) e "Maior Que o Mundo" (2019), o escritor vai conversar com os alunos sobre o discurso subjetivo praticado por outro literário talking-head: James Joyce.
Terça a sexta; quatro encontros com o escritor ídolo dos escritores, que falará de sua obra nos dias 15, 16, 17 e 18/06, às 20h.
Inscrições AQUI.
Investimento R$340,00

Oficina de formação complementar - Comunicação Pública e Relacionamento Online e Offline com os Públicos
O curso consiste em apresentar os conceitos de comunicação pública, comunicação cidadã, marketing de relacionamento, mídias sociais e gestão de relacionamento, bem como aplicá-los no contexto da Administração Pública. Haverá apresentação de estudos de caso e análise de ambientes virtuais comumente utilizados pelo setor público.
Carga horária: 10 horas/aula
Inscrições: até 13 de junho de 2021
Aulas: 21 a 25 de junho
Horário: 18h às 20h
Docente: Leandro Peters Heringer (FJP; SES-MG)
Investimento: R$ 210,99
Inscrições AQUI.

Minicurso: “Literaturas Indígenas de Mulheres: Pindorama e Turtle Island”
Ministrante: Profa. Fernanda Vieira (UERJ/FAPERJ e UEMG)
Período de inscrições gratuitas do segundo minicurso: 07 de junho a 14 de junho de 2021
Vagas a serem preenchidas por ordem de inscrição:
60 vagas (educadores/educadoras da rede pública da região Sul e Sudeste do Pará)
30 vagas (educadores/educadoras de outras regiões brasileiras)
Inscrições AQUI.
Data: 22 e 24 de junho de 2021.
Horário: 18h às 20h30

Marguerite Duras: a escrita como grito
Este curso, toma como fio condutor a frase de Duras: escrever é gritar sem ruído. Com o olhar atento para sua escrita-grito, os encontros serão dedicados a revisitar a obra dessa autora, que segue ecoando, 25 anos após sua morte. Os encontros serão conduzidos por Isabela Bosi (@bosibela), doutoranda em Literatura e Crítica Literária (PUC-SP) e autora dos livros “Bar do Anísio: casa de liberdades”, “Quase” e “Sobre viver”.
Aula on-line via Zoom
Datas: 29/06, 06/07 e 13/07 (terças)
Horário: das 19h30 às 21h30
Programa detalhado do curso e inscrição: http://bit.ly/escrita_grito
SUGESTÕES DE LEITURA E LANÇAMENTOS

Doramar ou a Odisseia: histórias – Quem se deslumbrou com a maestria narrativa de Torto Arado, romance que converteu Itamar Vieira Junior em um dos nomes centrais da nossa literatura contemporânea, vai encontrar neste "Doramar ou a Odisseia" ainda mais motivos para celebrar a ficção do autor. Num diálogo permanente com nossas questões sociais e a tradição literária brasileira, Itamar enfeixa um conjunto de histórias a um só tempo atuais e calcadas na multiplicidade de culturas que formam o país. Lidas na sequência, atestam a vitalidade de um escritor que encontra uma boa parcela de inspiração em personagens que desafiam os limites que lhes foram impostos e abraçam a existência em toda a sua plenitude. Leia um trecho AQUI.
Autor: Itamar Vieira Junior
Editora: Todavia
Ano: 2021

Cartas extraordinárias: amor – Shaun Usher se debruça sobre um dos temas que mais movem a existência humana: o amor. Revelando os desejos mais profundos do coração através das palavras de famosos e anônimos, as trinta cartas – passionais, doloridas, ternas ou raivosas – reconstituem esse sentimento universal em todas as suas formas e oferecem um retrato emocionante do que significa amar e ser amado. Com cartas de Machado de Assis, Paulo Mendes Campos, John Steinbeck, Simone de Beauvoir, Ludwig van Beethoven, Frida Kahlo, Johnny Cash, Nelson Mandela e muitos outros. Leia um trecho AQUI.
Autor: Vários autores
Organizador: Shaun Usher
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2020
SEBP RECOMENDA

O e-book “O perfil das novas competências na atuação bibliotecária”, organizado por Fabiano Couto Corrêa da Silva - Para exercer esta profissão, ser organizado e ter gosto pela leitura são, obviamente, essenciais, mas insuficientes. As ações de promoção de leitura requerem habilidade para tornar a biblioteca atraente para o público, mesmo diante de tantas possibilidades que a web oferece para as pessoas encontrarem uma imensidão de fontes informacionais. O bibliotecário deve ser experiente em tecnologia, tornar-se habilidoso no uso de ferramentas e um especialista em formatos de codificação para publicações digitais. A classificação e indexação das obras requerem do bibliotecário rigor, método, precisão, organização e domínio da informática (em particular para Fabiano Couto Corrêa da Silva (Org.).utilizar software especializado). Para ler o livro, faça o download AQUI.
IMAGENS & LEITURAS

Fonte: Pinterest
PARA INSPIRAR
Um tour pela Biblioteca Pública de Veria – Assista AQUI.
PARA ESTUDAR
CÔRTE, A.; WALTER, M. T. Lives, cursos, palestras. Revista eletrônica da ABDF, v. 4, n. 2, p. 159-180, 20 dez. 2020. Disponível em https://revista.abdf.org.br/abdf/article/view/118 Acesso em 10 jun 2021.
Resumo
Apresenta os eventos divulgados pela Associação dos Bibliotecários e Profissionais da Ciência da Informação do Distrito Federal (ABDF) por meio de sua página e de um Boletim criado a partir de maio de 2020. Aparentemente a pandemia fez surgir uma variedade de ofertas de cursos, palestras, entre outras modalidades de formação profissional em modalidade de ensino a distância (EaD), cuja eficiência não foi medida, mas que pode ser uma interessante perspectiva de estudos futuros, face ao novo normal que a sociedade enfrenta com a necessidade de isolamento físico.
Palavras-chave: Pandemia. Formação Profissional. Profissional da informação. Ensino a distância.
PARA ESCUTAR

Bibliocanto - o podcast da Rede de Bibliotecas do Sesc DF com foco na mediação de leitura e na valorização da literatura brasiliense nos seus diferentes estilos e gêneros literários através do encantamento pelas palavras. Com o formato de narração de histórias, os episódios serão quinzenais. No primeiro episódio, o autor Daniel Barros lê o seu conto “Um Homem de Honra”. O envolvente conto narra a história de Jerônimo, um policial que leva integridade, coragem e honra em sua trajetória de vida pessoal e profissional. Escute AQUI.

ASSESSORIAS TÉCNICAS
O trabalho em uma biblioteca pública ou comunitária é desafiador. Você sabia que o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas conta com uma equipe altamente capacitada à disposição dos gestores das bibliotecas públicas e responsáveis por bibliotecas comunitárias? As bibliotecárias podem ajudar nas questões sobre seleção, aquisição e tratamento de acervos; organização de acervos e espaços físicos; aquisição de equipamentos e mobiliário; criação de associação de amigos da biblioteca pública; informatização de acervos e serviços; apoio para elaboração e acompanhamento de projetos; desenvolvimento de ações de incentivo à leitura. As demandas podem ser encaminhadas por e-mail (sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br).

Até a próxima!
Equipe do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas
Bárbara, Cleide, Ericka, Marcelo e Silvania
sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br

*Não responda este e-mail. Em caso de dúvidas, informações e sugestões entre em contato com o e-mail: sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br